O Perfil da mulher de Deus - Introdução e Capítulo 1


Introdução


Há muito comentamos a respeito do verdadeiro homem de Deus . Para que seu trabalho tenha êxito , no entanto , ele depende do auxílio da mulher. Na verdade, os filhos de Deus nascem da união entre a mulher e o homem de Deus .
Muito embora a mulher não esteja regularmente no púlpito, ainda assim jamais pode ser dissociada da Obra de Deus. Particularmente, não creio no ministério de um homem solitário. O trabalho da mulher é de apoio ao marido através de oração e jejum , quer dizer , um trabalho totalmente anônimo, é de vital importância para o desenvolvimento da Igreja do Senhor Jesus Cristo. 
De fato , a grande realidade é que ao lado de um homem de Deus existe uma grande mulher de Deus. É justamente deste aspecto que trataremos nos capítulos seguintes: a grandeza de uma mulher de Deus , sua importância no plano da salvação e a sua participação na Obra de Deus . 
O sucesso de um homem não importando a profissão que ele exerça , depende muito da mulher que faz parte da sua vida . Ela é na verdade , co- responsável tanto pelo seu sucesso quanto pela sua desgraça. 
O rei Salomão , com toda a sua sabedoria e poder, não pôde resistir aos caprichos e envolvimentos das mulheres . Acabou perdendo toda a sua glória justamente por causa delas. A mãe do rei Lemuel , muito sabiamente , ensinou-lhe: 
“ Que te direi eu , filho meu? Ó ventre do meu ventre? Que te direi , ó filho dos meus fotos? Não dês as mulheres a tua força, nem nos teus caminhos, ás que destroem os reis.” Provérbios 31.2-3

Capítulo 1-  A importância da mulher na criação




Quando Deus disse “... Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gênesis 2.18), certamente não estava pensando apenas na solidão de Adão, mas em todo o desenvolvimento da Criação, pois Ele sabia que tudo quanto havia criado necessitava ser sujeitado e dominado.

Sujeitado e dominado por quem? Por esta razão o Senhor, depois de haver formado o homem, tomou-lhe uma costela e a transformou em uma mulher, conforme está escrito: “E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.” (Gênesis 2.22). E depois de ter criando a mulher, Deus abençoou aquele casal:

“... Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” (Gênesis 1.28)

O homem, obviamente, jamais poderia ser fecundo, multiplicar-se e encher a Terra, se não existisse a mulher, que foi tirada dele para poder ajudá-lo, através da união matrimonial.

A magnitude da importância da mulher e tamanha, que se ela tivesse sido criada sem o homem, ainda assim ela tivesse capacidade de encher a Terra, pois Deus poderia fazer o mesmo que fez com Maria: (Virgem) ao conceber através do Espírito Santo.

Isto não seria possível com o homem. A ele foi dada a capacidade de sujeitar a Terra e dominar todos os tipos de animais. A mulher, porém, foi dada a grandeza de poder gerar um filho no seu ventre.


A Força

Certamente todos já pudemos observar homens de grande estatura sendo comandados por homens de pequena estatura. E não importa realmente a estatura para subjugar, Pois a grande maioria das mulheres, não importando a sua altura, têm colocado os seus maridos sob a sua autoridade.

Por que motivo a mulher, normalmente, exerce domínio sobre o marido? Onde está a força do seu domínio? Creio que não há ninguém melhor do que o rei Salomão para responder a estas perguntas.

Ele conhecia muito bem as mulheres, pois tinha setecentas esposas, todas princesas, e trezentas concubinas. Contudo, disse: “...Entre mil homens achei um como esperava, mas entre tantas mulheres não achei nem sequer uma.” (Eclesiastes 7.28).

Isto não significa dizer que a mulher ideal não existe! Depende muito de cada um! As mulheres que ele possuía eram todas idólatras e não tinham um mínimo de temor ao Deus de Israel. E ele mesmo também já não mais tinha temor no coração para com o Deus de seu pai, o grande rei Davi.

Daí a razão de Salomão ter tido centenas mulheres, sendo que nenhuma estava de acordo co aquilo que desejava no fundo do coração, porque este havia se corrompido.

Naturalmente as mulheres pelas quais se apaixonou também eram corrompidas. Um coração corrompido só se apaixona por outro coração corrompido, mas um coração puro só aceita outro coração puro.

O diabo, lá no Jardim do Éden, não tentou em primeiro momento Adão, mas á Eva. Por quê? Porque ele tinha conhecimento de que a mulher reunia as forças necessárias pra fazer o homem se rebelar contra Deus.

Mas, afinal de contas, onde está a força de uma mulher? Certamente não está nos seus braços, nem no seu olhar.Por intermédio de alguns exemplos podemos chegar a uma conclusão. Vejamos:


Eva no Jardim do Éden

O diabo semeou no seu coração a palavra de dúvida contra a Palavra de Deus. O Senhor dera a seguinte ordem: "... De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2.16,17.

Mas o diabo lhe disse: "... É certo que não morrereis." (Gênesis 3.4). Então ela comeu o fruto da árvore proibida e "... deu também ao marido, e ele comeu." (Gênesis 3.6).

A pergunta é: Por que Adão aceitou a fruta da mão de Eva? Será que não conhecia a sua origem? Como pôde comê-la assim, de qualquer maneira? Ele sabia perfeitamente que aquela fruta era proibida, mas a aceitou e comeu simplesmente porque Eva lhe transmitiu a mesma palavra de dúvida que recebeu de Satanás.
Ela o persuadiu da mesma forma como o foi pela serpente, até porque não queria ser punida sozinha! Isto, lamentavelmente, também acontece com muitos portadores do vírus HIV, o vírus da AIDS. Não querem morrer sozinhos e, por isto, não se importam em contaminar outros.
Não esqueçamos: o mesmo espírito que persuadiu Eva naquele tempo continua fazendo o mesmo com as pessoas nos dias de hoje!
 

Sara, mulher de Abraão :No capítulo 12 do livro de Gênesis, versículos de 1 a 3, vemos que o Senhor chamou Abrão,que depois passou a se chamar Abrão, e lhe fez promessas:

“Ora, disse o Senhor a Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todos as famílias da terra.” No capítulo 16, versículos de 1 a 15, vemos a precipitação de Sarai, sua esposa, que depois passou a se chamar Sara:

“Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome de Agar, disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar á luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai.
 Então, sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido (...)Ele a possuiu, e ela concebeu. Vendo que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada (...) Sarai humilhou-a, e ela fugiu da sua presença. Tendo-a achado o Anjo do Senhor junto a uma fonte de água no deserto, junto a fonte no caminho de Sur, disse-lhe: Agar,, serva de sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha serva.
Então, lhe disse o Anjo do Senhor: Volta par tua senhora e humilha-te sob suas mãos. Disse-lhe mais o Anjo do Senhor: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada.
 Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: Concebeste e darás a luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o Senhor te acudiu na tua aflição. Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os teus irmãos (...) Agar deu a luz um filho a Abrão;e Abrão, a seu filho que lhe dera Agar, chamou-lhe Ismael.”
Os árabes, descendentes de Abraão através de Ismael, filho de Agar, julgaram ser o islamismo o cumprimento da palavra de Deus: 
“ Quanto a Ismael, eu te ouvi: abençoá-lo-ei, fá-lo-ei fecundo e o multiplicarei extraordinariamente; gerará doze príncipes,e dele farei uma grande nação.” (Gênesis 17.20).
Por duvidar do cumprimento da promessa de Deus, de que daria um filho a Abraão, sara fez com que sua serva lhe desse um filho, e acabou provocando uma situação cujas graves conseqüência se estenderam até os nossos dias.
Hoje temos problemas em todo o mundo, de solução quase impossível, provocados por árabes e israelenses, gerando insegurança em todo o planeta, justamente por causa daquela sugestão de Sara a Abraão...
Todos os dias, na mídia impressa e eletrônica, aparecem referências ao Oriente Médio, região pródiga em conflitos, considerada um barril de pólvoras prestes a explodir.

*Dalila e Sansão:
 Sansão foi consagrado a Deus, dendê o ventre materno, para livrar Israel da opressão dos filisteus. Sua força estava simbolizada nos seus cabelos compridos, pois quando o Anjo do Senhor apareceu para sua mãe, disse:
“porque eis que tu conceberás e darás a luz um filho cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começaras a livrar Israel do poder dos filisteus.” Juízes 13.5
Enquanto foi temente a Deus, Sansão teve forças pra subjugar os filisteus; tendo, entretanto, afeiçoado se a Dalila, os príncipes daquele povo inimigo foram a ela e disse: “...Persuade-o e vê em que consiste a sua grande força e com que poderíamos dominá-lo e amarrá-lo, para assim o subjugarmos; e te daremos cada um mil e cem ciclos de prata.” Juízes 16.5.
 Dalila tanto fez que acabou por saber o porquê da sua grande força. Sansão não resistiu a sua insistência e lhe revelou o seu segredo. Ela lhe cortou as cabelos e ele, além da força, acabou perdendo a própria vida.( Juízes16.30)  

*As mulheres de Salomão :“Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, mulheres das nações de que havia o Senhor dito aos filhos de Israel: não casei com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor.
Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Sendo já velho, suas mulheres perverteram o  seu coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o Senhor, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.” 1 Reis 11.1-4
A partir daí, o reino de Israel foi dividido em dois: Judá e Israel. Seus receptivos reis, os quais deram ouvido ás mulheres de Deus, tiveram êxito no governo, mas os que deram ouvidos ás mulheres endiabradas foram envergonhados e destruídos.



*Jezabel e Acabe: Acabe, rei de Israel, fez o que era mal perante o Senhor, mais do que todos os que foram antes dele. Está registrado nas Sagradas Escrituras: “Como se fora coisa de somemos andar ele nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, serviu a Baal, e o adorou (...) Também acabe fez um poste-ídolo, de maneira que cometeu mais abominações para irritar ao Senhor, Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.” 1 Reis 16.31-33 . Jezabel, rainha de Israel, era na verdade quem reinava por intermédio de seu marido. Foi ela que jurou matar o profeta Elias. Escrevia também cartas em nome de Acabe e as selava com a sinete real. Assim matou todos os que atravessaram em seu caminho. A Bíblia diz que: “Ninguém houve, pois, como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mal perante o Senhor, porque Jezabel, sua mulher, o intrigava.” (1 Reis 21.25).

*A mulher de Jó: Depois que Jó perdeu todos os filhos, todos os bens e até a saúde, sua mulher se aproximou dele e disse: “...Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.” (Jó 2.10). É claro que Jó não seguiu o seu conselho; pelo contrário, ele a respondeu: “...Falas como qualquer doida...” (Jó 2.10). 

*A cilada de Balaão: Balaão foi um profeta que aceitou suborno de Balaque, rei dos moabitas, para profetizar contra os filhos de Israel. Por três vezes, no entanto, profetizou contra o próprio Balaque. Para não perder a grande quantia recebida como pagamento ele ensinou o rei dos moabitas a armar uma cilada, a fim de destruir o povo de Israel. Seu ensino consistiu em enviar ao acampamento dos soldados de Israel as mulheres mais bonitas do lugar. O objetivo era corromper o coração deles, não só moral, mas também espiritualmente, fazendo-os oferecerem sacrifícios aos seus deuses. Com isto o Senhor Se afastaria deles, que se tornariam presas fáceis para o exército de Balaque: “...começou o povo a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Estas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu e inclinou-se aos deuses delas. Juntando-se Israel a Baal-Peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel.” Números 25.1-3...“Eis que estas, por conselho de Balaão, fizeram prevaricar os filhos de Israel contra o Senhor, no caso de Peor, pelo que houve a praga entre a consagração do Senhor.” Números 31.16

Verificamos, assim, que a força da mulher está no poder de persuasão da sua palavra, a qual tem mais força do que qualquer homem. Os seus lisonjeios são quase irresistíveis. Um prova disso é o fato de, quase sempre, a mulher conseguir levar o seu marido e toda a sua família á igreja, enquanto dificilmente o marido consegue o mesmo. Também temos notado que as viúvas sempre conseguem educar os filhos e administrar bem suas casas, mesmo sem que tenha tido experiência anterior nesse sentido. Já os viúvos dificilmente conseguem o mesmo; sem a ajuda de uma companheira, encontram dificuldade para dirigir seus lares, muitos dos quais acabam desabando.

** Mulher, na figura da igreja: “ Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa  mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água e pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula,nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” Efésios 5.24-2

Deus criou adão e Eva perfeitos, a fim de que sua descendência também fosse perfeita e viesse a povoar a terra, edificando o Seu Reino. Por isto, recebam a benção do casamento e a autoridade para dominar e sujeitar a Terra. Adão tipificava o Senhor Jesus e Eva a Igreja. Este casamento é que faz gerar verdadeiros filhos de Deus: filhos que têm a imagem do Pai. Quando a Bíblia ensina que, “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” ( Provérbios 14.1), é porque sobre seus ombros pesa mais a responsabilidade de estabelecer o seu lar. Para onde pender a mulher, penderá toda a família. Já a maior responsabilidade do homem está na sua fidelidade para com a sua mulher: ele tem obrigação de amá-la da mesma forma pela qual o Senhor Jesus amou a sua Igreja.





0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!

amung

 
Serva & Nada Mais © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops