Meditação em 2 Samuel 22: Uma Canção de Triunfo!


* Para melhor entendimento deste texto, Leia ou acompanhe 2 Samuel 22.
E Falou Davi ao SENHOR as palavras deste cântico, no dia em que o SENHOR o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul.  2 Sm 22

Davi teve de confiar várias vezes em Deus em circunstâncias impossíveis, e certamente com muita freqüência ocorriam coisas que o mantinham de joelhos. Muito antes de ser rei, Davi era cantor e em 2 Sm. 22 encontramos o que, talvez, foi a última canção cantada por ele. Três grandes eventos na vida de Davi serviram para preparar esta música;
1.Davi sofreu a angústia e a tristeza da morte prematura de seu filho Absalão, que foi assassinado depois da conspiração que chefiara contra o pai;
2. A fome de três anos que se abateu sobre a terra, acrescentando a calamidade à humilhação; 
3. A guerra outra vez contra seus velhos inimigos – 2 Samuel 21.15

UMA VIDA... QUATRO TEMAS
Davi resume a sua vida em quatro temas, quatro expressões entremeadas neste salmo de louvor:

Tema 1: QUANDO SURGEM AS DIFICULDADES, DEUS É O NOSSO ÚNICO REFÚGIO (2-20)
Para Davi, Deus não era uma divindade distante, preocupada com outras galáxias ou com a mudança das estações. O seu Deus ouviu a sua voz. Esse clamor gutural chegou aos seus ouvidos.

Estando em angústia, invoquei ao SENHOR, e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos.
Então se abalou e tremeu a terra, os fundamentos dos céus se moveram e abalaram, porque ele se irou.
Subiu fumaça de suas narinas, e da sua boca um fogo devorador; carvões se incenderam dele.
E abaixou os céus, e desceu; e uma escuridão havia debaixo de seus pés.
E subiu sobre um querubim, e voou; e foi visto sobre as asas do vento.
E por tendas pôs as trevas ao redor de si; ajuntamento de águas, nuvens dos céus. 
2 Samuel 22:7-12


Não temos dificuldades em crer na questão de calamidade, inimigos poderosos, aflição, morte, destruição e violência; nessas situações, porém, é muito difícil acreditar que o Senhor se agrada de nós. Todavia, ele o faz. Essa é toda a mensagem de graça. O Senhor envia o seu anjo de esperança que traz ajuda invencível porque ele se agrada de nós. Importa-se conosco. Sente profundamente o nosso sofrimento. Embora resistamos a isso, é simplesmente verdade.

Encontraram-me no dia da minha calamidade; porém o SENHOR se fez o meu amparo.
E tirou-me para um lugar espaçoso, e livrou-me, porque tinha prazer em mim. 
2 Samuel 22:19-20



Tema 2: QUANDO NOSSOS DIAS SÃO ESCUROS, O SENHOR É A NOSSA ÚNICA LUZ (21-31)
2 Samuel 22.29 – Às vezes vamos andando, tentando ver à distância na escuridão que nos envolve. Todavia, ele só concede luz suficiente para que possamos dar o próximo passo. Isso é tudo que ele dá e, na verdade, é tudo de que precisamos.

Porque tu, SENHOR, és a minha lâmpada; e o SENHOR ilumina as minhas trevas. 
2 Samuel 22:29

Tema 3: QUANDO NOSSO ANDAR É FRACO, O SENHOR É A NOSSA ÚNICA FORÇA (32-40)
2 Samuel 22. 32-33 – Quando o nosso andar é fraco, o Senhor é a nossa força. 
O apóstolo Paulo repete a mesma coisa em 2 Co. 12. 7-10;

Esse é o segredo: “O grande poder de Deus é aperfeiçoado em nossa absoluta fraqueza. MEU poder é melhor demonstrado quando VOCÊ é fraco”. Isso não é difícil na prática? Todavia, um princípio-chave na vida cristã é que Deus jamais é tão forte na sua obra como quando somos reconhecidamente fracos. Quando chegamos a uma rua sem saída, ele toma as rédeas e mostra a sua força.


Por que, quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus?
Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho. 
2 Samuel 22:32-33



Tema 4: QUANDO NOSSO FUTURO SE MOSTRA NEBULOSO E INDISTINTO, O SENHOR É A NOSSA ÚNICA ESPERANÇA (50-51)
Apesar de tudo por que passou, Davi não sente qualquer amargura ou ressentimento. Ele se aproximou do fim da sua vida coma canção nos lábios, nada de resmungos ou remorsos em seu coração. Por quê?  
Ele é a torre das salvações do seu rei, e usa de benignidade com o seu ungido, com Davi, e com a sua descendência para sempre. 
2 Samuel 22:51


Texto adaptado do Livro Davi - Um homem segundo o coração de Deus , de Charles R. Swindoll






1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Ótima mensagem!

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!

amung

 
Serva & Nada Mais © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops