SUPONHAMOS QUE FIZEMOS UMA VIAGEM


Você gostaria de visitar a Igreja Primitiva? (Neste sentindo eu me refiro à congregação ou grupo de crentes e o seu lugar de reunião).
Será que o programa deles de conquistar almas lhe interessaria?
Como você pensa que eles agiam?
Quem eram os pregadores? Quantos eram teste­munhas? Qual denominação era a maior — ou mais popular?
Qual é o seu conceito honesto da Igreja nos tempos do Novo Testamento?

Devíamos seguir o seu exemplo? Seria possível? Ou você pensa que os tempos mudaram demais?

Suponhamos que fizemos uma viagem de volta àquelas igrejas. Parando na igreja de Éfeso, imaginemos a conversa que poderíamos ter:

"Boa noite, Áqüila! Sabemos que é membro desta Igreja. Podemos visitá-la?
"Certamente, entrem".
'Se você não importar, gostaríamos que nos con­tasse sobre a maneira pela qual as igrejas aqui na Ásia Menor executam o seu programa de conquistar almas. Lemos que você foi um membro da igreja de Corinto e de Roma, como agora também aqui o é da de Éfeso. Portanto, você deveria estar bem qualificado para nos contar a respeito do evangelismo numa igreja do Novo Testamento. Se você não importar, gostaríamos também de visitar a igreja enquanto estamos aqui".
"Sentem-se. E quanto à isso, vocês já estão na igre­ja. Ela se congrega na minha casa".
"A igreja não possui um templo?"
"Que é um templo? Não, suponho que não temos".
"Diga-me, Áqüila, o que a sua igreja está fazendo para evangelizar Éfeso? O que vocês estão fazendo para alcançar a cidade com o Evangelho?"
"ó, já evangelizamos Éfeso. Cada pessoa na cidade compreende o Evangelho claramente".
"O que?!!"
"Sim... será isso fora do comum?"
"Mas como a igreja conseguiu isso? Vocês certa­mente não possuem rádios ou televisões. Vocês tiveram muitas campanhas evangelísticas?"
"Não. Como você provavelmente já ouviu falar, nós tentamos reuniões em massa nesta área, mas, quase todas as vezes iamos parar na cadeia!"
"Então como foi?"
"ó, vocês não sabem? Nós apenas visitamos cada casa na cidade. Foi dessa maneira que a igreja em Je­rusalém evangelizou aquela cidade no início, Atos 5.42. Os discípulos evangelizaram a cidade inteira de Je­rusalém num tempo muito curto. Todas as outras igrejas na Ásia Menor têm seguido o seu exemplo".
"Isso é eficiente em toda a parte?"
"É, sim. Existem tantos convertidos que alguns lí­deres de religiões pagas temem a morte de suas próprias religiões. Quando o irmão Paulo deixou Éfeso pela últi­ma vez, ele nos aconselhou que continuássemos seguindo esse método", Atos 20.20.
"Áqüila, isso é espantoso! Pois, dessa maneira, nem podemos imaginar quantas pessoas irão ouvir o Evan­gelho e aceitá-lo".
"ó, vocês não sabem? Já levamos o Evangelho a cada pessoa na Ásia Menor — tanto a Judeus como a Gregos", Atos 19.10.
"Mas isso é impossível. Você não quer dizer a toda criatura!"
"Sim, a cada pessoa".
"Mas isso incluiria Damasco, Éfeso e dezenas de outras cidades grandes. E depois cidades menores e vilas — e que tal as tribos nômades no deserto? Quanto tempo levou para as igrejas alcançarem toda essa gente?"
"Não muito — para ser exato, 24 meses', Atos 19:10.
"A mesma coisa está acontecendo no Norte da África e no Sul da Europa. O Evangelho já chegou a Espanha também. Ouvimos falar de uma terra chamada Ingla­terra, e vários cristãos devem ter chegado lá. Esperamos ter cumprido a Grande Comissão de Jesus, ao findar o século".
"Áqüila, o que você está me contando é incrível. Vocês têm feito mais numa geração do que nós fizemos em mil anos".
"Isso é estranho. Tem sido até bem simples para nós. É difícil compreender como as coisas têm andado tão devagar para vocês. Talvez vocês estão operando duma maneira errada".

do livro Conquistando Almas - Lá fora onde os pecadores estão - T.L.Osborn

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!

amung

 
Serva & Nada Mais © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops