A Voz de Deus e o Crescimento Espiritual



Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, visto que vos fizestes tardios para ouvir.
De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!
Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.
Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. Hebreus 5:11-14

O apóstolo Paulo, nesta carta, chama a atenção para um dos maiores problemas entre as pessoas que fazem parte do corpo de Cristo: são tardias para ouvir a voz de Deus. Na vida com Deus, todos em determinados momentos, passam por lutas, desertos, conflitos interiores, que são compartilhados apenas com Ele. Ninguém mais sabe só a pessoa e Deus.

Essas lutas serviriam para amadurecer na fé. No entanto, quando se é tardio em ouvir a Sua voz , dá-se ouvidos a uma de duas vozes: a voz do coração, e a voz do diabo. Quando se dá atenção a voz de Deus, há crescimento interior e crescimento espiritual. Mas quando se dá ouvidos a outras vozes, então comete-se os mesmos erros antes cometidos, cai-se nas mesmas fraquezas, e há necessidade de receber os primeiros rudimentos das palavras de Deus, quando deveria ser mestre, pelo alimento sólido que o tempo e as experiências com Deus proporcionaram.

É certo que a misericórdia de Deus é infinita e incompreensível, mas até quando aceitar ser criança na fé? Até quando a falta de maturidade espiritual privará de receber um alimento sólido, como para com os adultos que pelo exercício constante da fé, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal?

A criança na fé não tem total discernimento. Ela pensa que pode ouvir outras vozes e depois voltar a ouvir a voz de Deus quando ela quiser, pensa ser madura, pensa estar bem. Em alguns casos um título ou posição a faz pensar que ainda ouve a voz de Deus quando isso já nem mais acontece.

O crescimento espiritual atrofia quando se cai em uma rotina, pois toda a rotina mata, não importando o contexto. Por exemplo, uma empresa que cai na rotina, perde para a concorrência, pois o empreendedorismo é dinâmico. Um empregado que cai na rotina, fica desmotivado. Um casamento que cai na rotina acaba por ser enfraquecido, por não haver novidade de vida entre um casal. A rotina é uma grande vilã, pois faz com que a vida se torne insípida, sem perfume, e por fim, perde a graça e o sentido.

Da mesma forma é na vida espiritual, pois travamos guerras no campo espiritual cada vez que usamos a fé, e se um soldado pensa estar bem e vai lutar movido pela rotina, ele corre risco fatal. Para não cair nesta rotina, é necessário exceder no que diz respeito a agradar a Deus, para tanto, atentar a Sua voz é fundamental. E se a rotina já faz parte do ministério, então, deve-se urgente buscar renovar-se.  E renovar-se de forma correta, pois engana-se quem pensa que orar, buscar o Espírito Santo, e se alimentar de leite, é o suficiente. A Palavra de Deus nos ensina:

“Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e volta a pratica das primeira obras;” – Ap.2:5

 Muitos que fazem parte do corpo de Cristo, ao invés de evoluírem em pureza, santidade e consagração, evoluíram em malícia, maus olhos e iniquidades, e deixaram de fazer para Deus o que faziam, deixaram o amor pelas almas se apagar.

É preciso lembrar-se do quão vazia e destruída era a vida sem o Senhor Jesus e o que Ele fez por amor, nos resgatando, acolhendo e nos restaurando, independente do que éramos. Então, além do arrependimento, deve-se voltar à prática das primeiras obras, exceder-se em agradá-lo de forma a surpreendê-lo, e apresentar-se com sinceridade diante Dele. Desta maneira, o Espírito Santo se tornará transbordante tornando a criança, madura na fé, mas sempre humilde e prostrada diante do Senhor, para que garanta a salvação.

2 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Wow, muito forte!
    Ainda tenho muito que aprender sobre a vida com Deus, muito mesmo e tenho que começar já. Aprendi algo muito importante sobre o ouvir a voz de Deus, algo que deve ser bem entendido .

  1. Unknown disse...:

    Wow, muito forte!
    Ainda tenho muito que aprender sobre a vida com Deus, muito mesmo e tenho que começar já. Aprendi algo muito importante sobre o ouvir a voz de Deus, algo que deve ser bem entendido .

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!

amung

 
Serva & Nada Mais © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops