Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Filipenses 1: 12

Eu não poderia deixar a semana acabar sem falar da mensagem da reunião de quarta-feira à noite com o Bp. Francisco Decothé: "Como separar corpo, alma e espírito?"

Em Marcos 14:32-36
32.E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro.
33.E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.
34.E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai.
35.E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora.
36. E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.

No versículo 33, fica claro que o Senhor Jesus sentiu angústia e pavor, nas horas que anteciparam a sua crucificação, como todo homem sentiria, ao saber que seria torturado até a morte. E no capítulo 34 Ele diz que sua alma está profundamente triste até a morte. São os sentimentos que o Senhor Jesus teve pela consciência do sacrifício, é a sua ALMA sofrendo a dor do que Ele teria que passar. Pavor, angústia, e profunda tristeza. Sentimentos que todo o ser humano tem, e o Senhor Jesus demonstra ali o seu lado humano, mesmo sendo o Filho de Deus, pois foi assim que ele esteve aqui na Terra e a sua ALMA sofreu todas essas coisas antes do seu perfeito sacrifício.
No versículo 36, Ele clama: " afasta de mim este cálice". Era a sua CARNE, sofrendo o reflexo da sua ALMA, pedindo para não passar por aquilo - se possível (era possível se Deus quisesse). A CARNE não quer sentir dor, ela não quer sofrer, ela só procura a satisfação.
Mas logo ele completa: "não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres." Desta vez o ESPÍRITO toma a frente da ALMA  e da CARNE  e Ele apesar de todo o conflito interior, faz com que prevaleça a vontade de Deus, e não a Dele, não a da sua CARNE nem a da sua ALMA. O ESPÍRITO prevalecendo, nega o bem-estar do CORPO e da ALMA APARENTEMENTE. No momento que negamos a vontade da nossa carne, não há um alívio, no momento que negamos a nossa alma o prazer e a emoção, parece que estamos perdendo, mas na verdade estamos fortalecendo o nosso Espírito. E a cada vez que fortalecemos o nosso espírito, fica mais fácil nos desfazer de nossas vontades. Se deixarmos a alma e o corpo prevalecer, e não o espírito, estaremos condenados por nós mesmos ao fracasso, a uma vida desestruturada e distante de Deus.
As emoções são apenas impulsos, são variações de um estado mental, de estados de sentimentos e isso não dá base para uma vida sólida, qualquer pessoa inteligente deve saber disso, mas o cristão deve saber mais: que se nos tornarmos escravos de nossos sentimentos, de nossa alma e corpo, seremos facilmente manipulados pelo mal.

Quando lutamos pela libertação, temos consciência de que o mal nos escraviza através dos nossos sentimentos e vontades, e para nos libertar é necessário fazer a vontade de Deus e deixar o que é errado. 
É difícil, mas é possível para todos, pois nenhum homem sofreu o que o Senhor Jesus sofreu, sabendo que iria sofrer e tendo a oportunidade de não passar por isso, mas se render a vontade do Pai. Muitos dizem: "mas Ele era filho de Deus", mas na Terra Ele era um homem, como você, humano como eu... e sentiu toda a dor na carne e na alma que você sente, quando tenta deixar o vício, e as coisas erradas que alimentam seu querer. Por isso, um viciado, uma prostituta, um mentiroso, um mal caráter, ou assassino, podem sim, mudar e deixar o que fazem de errado, basta que queiram. O nosso Deus molda o nosso caráter se permitirmos. Mas para vencermos é necessário termos um espírito forte, não nos entregarmos às nossas vontades, ao nosso EU.

E essa é a pior luta diária que encontramos em nossa vida com Deus, nosso pior inimigo é o nosso EU.
E sempre será, tendo o Espírito de Deus dentro de nós ou não. Vivemos em guerra vinte e quatro horas por dia; sete dias por semana, trata-se de uma batalha ininterrupta. É por isto que concordo com Paulo: Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Filipenses 1: 12.
Por exemplo: ao acordar, sentimos vontade de ficar na cama por  mais uns minutos, mas temos compromisso, porém, o corpo pede...e se nos entregarmos a sua vontade, ficamos na cama até que o sono acabe e deixaremos o nosso compromisso de lado. Ao mesmo tempo, o espírito, a nossa consciência sabe que não devemos, o espírito é razão, ele nos faz levantar.

É assim diante de muitas situações diárias, em que somos tentados pelo mal, e por nossa carne, nossa vontade. Somos tentados a nos entregarmos aos sentimentos.
É por isso que necessitamos vigiar os olhos, para não nos contaminar com o que vemos, não desejar o que não devemos, e também vigiar as nossas atitudes, para não contaminar as outras pessoas e desagradar a Deus. Mas o mais importante é guardar o nosso coração de todos os sentimentos tais quais causam um afastamento das coisas do espírito, como o medo, a dúvida, a mágoa, o ódio... esses sentimentos nos afastam de Dele.
Somente andando no Espírito venceremos os desejos e inclinações da carne.

“Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros”. Romanos 7:22,23
 
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Romanos 8:6

Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Romanos 8:7

Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Romanos 7:5

Sozinhos somos incapazes de vencer o mundo como o Senhor Jesus venceu. Mas o Espírito Santo, Espírito de Deus nos fortalece nos dando condições de vencer TUDO.  Graças a Deus por isto, pois sem o Espírito Santo não temos força para nada. É por isto que eu agradeço ao meu Deus por esta bênção, mesmo sem merecer, Ele teve misericórdia da minha alma e me deu condições para vencer o mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!

amung

 
Serva & Nada Mais © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops